sábado, outubro 13, 2007

Review: FIFA 08 (PC)

Este é um dos jogos que já testei e escrevi para o gameLib.

FIFA é uma franquia que gera muitas divergências de opiniões e sempre sofre comparações com Winning Eleven (Konami). Comparar é bom e necessário, mas não todo o tempo - está na hora de apreciarmos FIFA pelo o que a série é, esquecendo um pouco o lado "WE" da moeda.

O novo game da EA Sports tem ótimos gráficos no que diz respeito a animações e texturas dos estádios, mas basta olhar um pouco mais longe para notar a platéia artificial que fica, quando muito, tirando fotos ou pulando mais artificialmente ainda. Este é o FIFA 08, uma mistura de coisas boas e outras não tão boas.

Fora de campo

Após o processo de instalação, e ao iniciar o game, a primeira coisa que temos é um vídeo de abertura (de resolução duvidosa): musiquinha, slow-motion, lances com zoom, enfim, o mesmo de sempre de qualquer game de futebol por aí.

Os menus poderiam ser mais incrementados e a falta de legendas explicativas para cada modo de jogo incomoda. Mas, por falar nos modos, FIFA 08 não te deixa na mão em questão de opções. Têm partidas rápidas, campeonatos, torneios, ligas interativas (online), entre outros que falaremos mais a frente. E tudo ao som de músicas que você pode pré-selecionar dentro do repertório que o game oferece.

Na hora de escolher os clubes e seleções, as opções agradam pela quantidade e se estendem pelos diferentes campeonatos do mundo - incluindo a liga do Brasil, é claro -. Os jogadores estão com seus nomes atualizados de acordo com as escalações mais recentes, já o rosto deles deixa a desejar, só alguns mais famosos e de fácil características, como o Ronaldinho Gaúcho e Robinho por exemplo, é que estão realmente parecidos.


Nas opções antes de partidas individuais você pode personalizar praticamente tudo do jeito que quiser. Além das configurações básicas como tempo de partida, clima e dificuldade (do goleiro e da equipe), ainda dá para escolher se quer jogar só meia partida, começar ganhando ou perdendo, não ter direito à substituição, estipular o local em que a bola vai começar, entre outras "regras".

Quer missões para sair da rotina? Lá tem algo assim. É o modo de desafios, em que para completá-los é preciso seguir a exigência que cada um estipula: em um deles você precisa marcar um gol com o goleiro na dificuldade Profissional, em outro você precisa marcar um gol com qualquer jogador em menos de 5 minutos... Os hardcore vão se sentir em casa com os mais de 100 desafios jogáveis.

Dentro de campo

Com a redonda nos pés, nada muito diferente do que você já viu nas versões anteriores. Ainda é fácil fazer gol e o espaço dá a impressão de ser curto, chegando com facilidade a grande área. O campo continua muito limpo, ou cuidadosamente sujo. Quando há alguma imperfeição no gramado, ela está, digamos, estrategicamente colocada - quando tem sujeira exatamente no centro do campo, é só ali; quando está nas laterais, está em todas elas e na mesma proporção.

O que pode compensar é jogar sob chuva, em que a bola faz efeitos e deixa respingos de água de forma bastante real. Os dribles são bonitos de se ver e o game traz até mesmo alguns exclusivos para certos jogadores mais famosos. Só é uma pena que eles - que, aliás, sujam um pouco a roupa conforme o tempo da partida passa - pareçam um tanto quanto "fora de ambiente", como se as vezes flutuassem. Por outro lado, os personagens fazem alguns gestos interessantes durante o jogo, como quando o atacante levanta o braço pedindo o passe.

A versão para PC, como manda a tradição, é 100% em português. A narração-com-português-impecável também mantém o padrão - o que é uma coisa boa ou ruim, dependendo da perspectiva em que se vê - e, no geral, os comentários podem variar entre: engraçados, óbvios, atrasados ou bobos. Claro que também há, porém em menor escala, os realmente "inteligentes".

Um jogo dentro de um jogo

Duas coisas fazem FIFA 08 brilhar perante qualquer outro game de futebol do mundo e, por si só, já valem a compra do pacote. O primeiro é o novíssimo modo Seja um Pro, em que você cria um jogador, seleciona a posição que quer atuar em campo e, durante todas as partidas desse modo, você só o controlará deixando todo o resto do time a cargo da CPU. Parece tediante lendo, mas em temporadas você terá tarefas a serem cumpridas - por exemplo, se você é o zagueiro uma de suas tarefas é ganhar "x" % das divididas - e poderá jogar multiplayer, criando jogadores para mais três amigos.

O outro modo é o Dirigente que, embora não chegue a ser nenhuma inovação, consegue ser divertido. Nele você assume papel de técnico e tem que administrar todo o seu time - contratando patrocínio, decidindo salários, comprando e negociando jogadores de fora, transferências, renovações de contrato e afins. Mas fique calmo, pois os menus simplistas desta vez colaboram para a fácil navegação nas opções.

Não só isso, mas o modo Dirigente permite que você escolha se quer arriscar e fazer uma simulação rápida da partida ou se quer intervir e fazer o serviço você mesmo jogando uma partida Player versus CPU normalmente. Com as vitórias, seu clube vai subindo na tabela e tudo vai sendo repercutido, positivamente ou não, na mídia (manchetes de jornais falsos são mostradas para dar maior inserção na pseudo "vida de técnico"). Tem até quiz com perguntas do tipo "o que você faria se fosse técnico de verdade e o time reclamasse que você está tratando tal esportista de forma privilegiada", que de acordo com a alternativa de resposta escolhida garante pontos de moral em seu longo trabalho.

A edição 2008 da famosa série é o FIFA de sempre, ainda que melhorado, cheio de extras e o mais completo em licenciatura do gênero futebolístico. Quem já gosta vai gostar ainda mais, quem não gosta provavelmente continuará não gostando.



8 comentários:

55 disse...

Opa!
Antes de tudo,há um MEME para você no mue blog.Olha lá depois...

Bem,
consegui o Fifa ontem,para PS2.Para mim,não mudou muita coisa,e continuo achando aquele dribles muito ruim de fazer.Mas gabei no Be a Pro,ainda mias que jogo junto com meu irmão.Em breve,postarei alguma coisa..

PS:
passa teu msn ae...
Abraços

Unknown disse...

Vc conseguiu seu Fifa 08 para ps2 em português?
meu msn: nil_line@msn.com
Abraços

Odir Ricardo Brandão disse...

Opa, eae Nil!

No PS2 não tem opção de idioma em português.

Valeu, tinha me esquecido de avisar que este review é da versão para PC do FIFA 08!

=D

Anônimo disse...

ahhh pena que eu não gosto de futebol. hahahaha

mas eu queria perguntar outra coisa! ouvi falar de um jogo sobre o Lost... [adorooo] dizendo que os gráficos eram ruins e o tema da história era uma mistério (juura?!). vc sabe de algo???

beijão!

prosopopeio disse...

Review muito BOM!
Ass.: prosopopeio

Anônimo disse...

como q eu fasso para coloca a narraçao do fifa 08 pa pc em portugues??meu MSN>>didimulekepiranha@hotmail.com

fifa 08 comunidades disse...

bem gente não sou um cara muito conhecido mas sei tudo de fifa 08 fas 4 anos que tenho no meu pc e um dos melhores jogos de futebol para pc video game e etc.

fifa 08 comunidades disse...

sei todos os truques qualquer coisa vai la no meu blog