sábado, junho 02, 2007

Preview: Super Mario Galaxy


É incrível como “Super Mario Galaxy” fica melhor e inovador a cada nova imagem ou vídeo que a Nintendo libera. Para salvar a Princesa Peach, desta vez, o encanador mais famoso dos games precisa viajar por cenários nunca vistos antes – sim, a galáxia é muito mais divertida do que imaginávamos –, explorar todo pedaço de asteróide que aparecer no caminho e coletar muitas moedas (ainda que precise correr de cabeça para baixo).

Conhecendo o espaço

O produtor e criador Shigeru Miyamoto buscou diversificar todo o ambiente espacial do jogo, adicionando muitos obstáculos e plataformas nas mais diferentes formas geométrica. Não são raras as vezes que você encontrará inimigos, grandes pilares, jardins, vulcões e até uma maçã gigante.

Dar voltas de 360º em um solo esférico no meio do espaço nunca foi tão intuitivo, Mario poderá ir e vir para todas as direções que você quiser, ficando de ponta-cabeça diversas vezes. O game promete planetas e planetóides de tamanhos variados, para viajar entre eles basta girar o Wii-mote em um dos portais com formato de estrela – neste momento o bigodudo é arremessado em velocidade e o visual é impressionante.

E por falar no controller do Wii, a movimentação do mascote da Nintendo é feita com o direcional analógico, enquanto o botão “A” é o clássico pulo simples, duplo e triplo. Usando o sensor de movimento você guia uma estrelinha que fica junto a ele, sendo o trunfo para resolver quebra-cabeças, ir a novos locais e interagir com outros objetos. No caso dos projéteis com braços, os Bullet Bills, por exemplo, você pode usar o recurso da estrelinha para paralisá-los. Para atacar com o spinning move (aquela giratória) não poderia ser mais fácil, não tem que apertar nenhum botão, basta girar o Wii-mote e pronto.

Cuidadosamente trabalhado

Algo que chama muita atenção são os efeitos de luz e sombra. Galaxy é, certamente, o game mais bonito do Nintendo Wii apresentado até agora – as cores vívidas, os detalhes e a profundidade e liberdade proporcionada mostram bem toda a dedicação da Nintendo com a franquia. Tudo flui com suavidade e pode-se utilizar a tecnologia progressive-scan e tela widescreen.

Enriquecendo ainda mais o título, o sistema de câmera dele só merece elogios. Quantas vezes você jogou um determinado título em 3D e uma de suas maiores frustrações foi a questão do ajuste e posicionamento da câmera? Com o novo game da principal franquia da Nintendo ela se ajusta automaticamente, lhe proporcionando o melhor ângulo e zero de preocupação – vamos torcer para que continue assim.

Esperar é preciso

Super Mario Galaxy (que foi anunciado pela primeira vez na E3 2006) ainda não tem data de lançamento confirmada, no entanto, especula-se para o segundo semestre deste ano. Dois fatos: cedo ou tarde, todo novo console Nintendo chega acompanhado de um grande game Mario e todo grande game Mario sempre atrai para si todos os olhares da mídia especializada. Ainda há muito para ser revelado, mas a espera promete ser compensadora.

2 comentários:

Elmo SR disse...

esse eu quero, mas primeiro preciso de um Wii

Anônimo disse...

Eu ja tenho um Wii, só falta sair o SM Galaxy hehehe