quarta-feira, maio 16, 2007

Spider-Man 3, e daí?


N ão dá pra negar que Homem-Aranha é a adaptação dos quadrinhos de maior sucesso de bilheteria e sua continuação era muito esperada pelo mundo. Pois bem, na última sexta-feira fui ao cinema conferir com meus próprios olhos.

Seria muito sensacionalismo dizer que o filme é um fracasso ou decepcionante, longe disso, mas também não chega a ser um mar de rosas. A começar pelo o roteiro – ah, o roteiro... –, como e por que a simbiose caiu na terra? O diretor Sam Raimi simplesmente ignorou esta explicação dos quadrinhos. Aliás, “Homem-Aranha 3” e “Quadrinhos” nunca podem estar juntos em uma mesma frase, já que o terceiro filme do aracnídeo é cheio de buracos e distorções. O que mais pesou para mim foi o fato da personagem Gwen Stacy não ter morrido – no original ela morre, pra quem não sabe, uma morte muito triste e tocante –.

O modo como o Homem-Areia (areia voa?) ganhou seus poderes também foi pouco trabalhado, até o roteirista do desenho “Super Choque” faria melhor. O inicio do filme é muito parado e a “trama” (se é que toda aquela enrolação pode ser chamada assim) demora pra pegar no tranco – tudo bem tem aquela luta com o Harry no começo, mas caramba, se você ainda não assistiu ao filme é melhor que aprecie bem aquela luta porque a próxima vai demorar pra rolar.

HA3 chega a ser uma piada (paródia?) do herói em algumas (poucas) cenas, como naquela em que o Peter Parker, influenciado pela roupa negra, exibiu seu rebolado no bar. Ele está meio bobão nesse filme, Raimi confundiu “nerdismo” com “bobismo”, e isso não é legal; não é a toa que ele recebeu o trocadilho de “Emo-Aranha” pela internet a fora. Boa parte do meio do filme não deveria existir, ou deveria sim, pelo menos foi engraçado – que jeito tosco de andar era aquele, Peter?

Mas calma, não desista do amigo da vizinhança ainda, tudo isso são problemas isolados e se você for com o intuito único de curtir um bom filme de investimento milionário e cheio de belas cenas (os efeitos daquela areia é um show a parte), você certamente sairá satisfeito da sala escura. HA3 tem tudo que um ótimo longa deste tipo precisa: romance de fundo, lutas de prender a atenção, efeitos especiais generosos, momentos de emoção e os sábios conselhos da Tia May. O uniforme do Aranha continua sendo o melhor já produzido nos cinemas, o desenrolar do conflito entre os dois fotógrafos ajudou a sustentar o enredo fraco e o Venom (infelizmente) apareceu pouco, mas soube mostrar para o que veio. Ah e não podemos esquecer da nova explicação para a morte do Tio Ben, que beirou o aceitável.

Homem-Aranha 3 é um bom filme! Pra mim não superou o 2º, mas eu sei que você irá discordar de mim. Vale o ingresso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu assisti, ótimo filme, superou o segundo, ótima produção.
xD