quinta-feira, outubro 19, 2006

Especial Eleições 2006 - Parte III: Segundo Turno à Vista













E não é que terá 2º turno? A opinião era dividida. A maioria destacava: Ou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito, ou haveria 2º turno entre ele e Geraldo Alckmin. Dito e feito. Confira o placar final para Presidente, no 1º turno:

1.Lula (PT) - 48,61%
2.Geraldo Alckmin (PSDB) - 41,64%
3.Heloísa Helena (PSOL) - 06,85%
4.Cristovam Buarque (PDT) - 02,64%
5.Ana Maria Rangel (PRP) - 00,13%
6.José Maria Eymael (PSDC) - 00,07%
7.Luciano Bivar (PSL) - 00,06%
8.Rui Costa Pimenta (PCO) - 00,00%


Lula ou Alckmin? PT ou PSDB? Quem será aquele a conseguir a maior porcentagem de votos, de todos os cidadãos brasileiros votantes, no próximo dia 29 de outubro?
A briga já recomeçou. Os debates também. Palavras mágicas como “privatizações” e “dossiê” são comuns. Alfinetadas acontecem a todo momento.

Agora, mais do que nunca, é hora de conhecer bem as propostas de ambos os lados. Esteja atento para os debates e entrevistas. E não se deixe ser influenciado pelas “musiquinhas”. Quanto à propaganda eleitoral, prefira as duas, ou nenhuma – Assistiu o horário político referente a um partido? Não desligue a tv quando começar o seguinte, assista-o também.

Para Governador, em São Paulo, o candidato do PSDB, Serra, venceu disparado; com 57,93% dos votos válidos. Já em alguns estados, teremos 2º turno – Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para Senador, ainda em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) foi eleito, com 47,82% dos votos. Quanto a outros (e alguns) cargos/candidatos, nem quero comentar, houve muitas bizarrices e surtos de memória por parte dos eleitores. Parecia até piada de boteco. Me pergunto o que o povo brasileiro anda assistindo na televisão...

Falando nisso, abordei um garotinho na rua e perguntei-lhe o que gostaria de ser quando crescer, na qual me retornou com a resposta: “Político, porque dá dinheiro! E mesmo quando se vai preso, ainda pode-se voltar lá um tempo depois e fingir que nada aconteceu que o povo esquece e vota!”.

Voltando ao posto de Presidente da República...

Segundo a pesquisa Datafolha, Lula está com uma folga de 20 pontos percentuais na frente de Alckmin. Uma grande vantagem e uma poderosa arma contra seu concorrente, diga-se de passagem. Quanto as propostas, no programa desta última quarta-feira (18/10), Lula focou-se na preocupação em gerar muito mais empregos; e Alckmin, na qualidade e compromisso com a saúde.

O desfecho final, só mesmo na noite do dia 29. Mas, independente do resultado, uma coisa é certa: há muito o que ser feito. Há muita gente em locais sem, nem ao menos, saneamento básico adequado.