sábado, julho 15, 2006

Superman – O Retorno

______________


A nos após sua ultima aparição nos cinemas, o Homem-de-aço retorna. E retorna em grande estilo e proporção.
Quem aqui nunca brincou de Superman? Nunca amarrou as pontas daquela toalha vermelha no pescoço e saiu “voando” por aí? Ou ainda, nunca teve um dos muitos itens colecionáveis do super-herói? Sim, sem duvidas, o Superman já foi o grande herói da infância de todas (ou da grande maioria) de pessoas no mundo (ou pelo menos na América).
Não digo cronologicamente, mas popularmente, muito antes de Spider-Man ou Batman, O Super-Homem já era conhecido e amado. O padrão de super-herói para todos os outros que viriam a ter sua fama a seguir.

::. .:: A Velha História de Sempre
Originalidade de enredo nunca foi o forte de Superman, pelo contrario, a historia sempre gira em torno do mesmo vilão; com todo o clichê da kryptonita – único ponto fraco de Clark Kent. Talvez por isso o Superman não agrade, hoje em dia, uma boa parte dos jovens. Não tem pancadaria, não tem ação como estamos acostumados a ver no cinema, não tem magias e nem diversos vilões macabros e destruidores. É tudo muito politicamente correto, procurando passar uma pseudo-realidade, numa junção do que poderia ser real e do que atrairia o público. Diferente de todas as questões impossíveis e fantasiosas de outros super-heróis-mutantes por aí, e seus vilões ainda mais mutantes.

::. .:: Um Vilão Perfeito
Lex Luthor, o grande vilão por trás de todo o enredo de Superman, não é um tipo de vilão habitual do público. Ele não tem poderes sobrenaturais, é um humano comum, embora extremamente inteligente, sarcástico e intolerante. Em Superman – O Retorno, Lex mostra todas as suas principais características e consegue passar uma imagem de “lado do mal” tão bom quanto um vilão poderoso de outros super-heróis.
Desta vez, ele descobre os segredos da Fortaleza da Solidão, e com os místicos Cristais em mãos, planeja tomar o mundo para si. Mas suas artimanhas não param por aí, e Lex pretende utilizar o poder da pedra de Kryptonita em uniformidade com os Cristais, e assim, eliminar o Homem-de-aço de uma vez por todas.

::. .:: O Avião do Mal
Uma das principais cenas de ação em O Retorno é o momento em que o avião cheio de tripulantes, entre eles Lois Lane, começa a despencar do ar. Impossível tirar os olhos da telona. Os efeitos especiais no filme (não só nesta cena, mas em todos os outros momentos) são incríveis, realmente muito bem feitos. O caso do avião tomara uma grande parte do filme, sendo um de seus grandes momentos e chegando a fazer-nos especular se esta seria a única cena de ação. Mas, felizmente, não é. O Retorno impõem respeito e mostra ter sido produzido com total atenção e cuidado, mesclando enredo, ação, muitos atos de salvamento do super-herói para com a população em desastres naturais e boas pitadas de humor e romance.

Está tudo lá. É o bom e velho Superman que todos nós conhecemos. Com a diferença de contar com novos – e caprichados – efeitos especiais e um novo traje para o super-herói – muito mais “na moda”.
O filme mantem um nível regular e consegue prender a atenção de todas as idades, prometendo emocionar os mais moles de coração (como eu, diga-se de passagem). Além de, é claro, chamar por uma continuação.
Sucesso de bilheteria da Warner Bros. e DC Comics, Superman – O Retorno, dirigido por Bryan Singer, é mais um longa-metragem baseado em História em Quadrinhos e já está em cartas nos cinemas brasileiros; sendo um daqueles filmes que você não pode deixar de conferir com toda a sua família.

A experiência chega a ser nostálgica em certos momentos, prepare-se para sair da sala do cinema cantarolando a trilha sonora tema e, exclusivamente caso seja fã, pedindo mais!